Há diversas formas de viajar: carro, ônibus, avião e até barco! Aqui no Brasil, nos últimos anos, as viagens de avião se “popularizaram” e caíram no gosto do brasileiro. Em 2016, um estudo feito pelo Ministério do Turismo apontou que a intenção em viajar de avião aumentou 11% no país. Isso aconteceu por diversos motivos culturais, sociais e econômicos. (que eu não vou contar aqui porque não é hora nem lugar) Por isso, você pode estar se preparando para fazer a sua primeira viagem de avião e não tem ideia por onde começar. A gente entende, são nomes e expressões que não fazem parte do seu vocabulário, ainda! Vem com a gente, você vai entender tudinho agora!
Compre online
As passagens podem variar de preço o tempo todo, mas o mais barato ainda é comprar online. Já demos varias dicas de como encontrar promoções nesse post aqui. Depois de encontrar sua passagem preencha seus dados com muito cuidado para não errar nada e pague com seu cartão de crédito, débito ou boleto bancário (essas opções podem variar de companhia para companhia). Procure sempre finalizar a compra direto no site da companhia aérea. Caso você deseje despachar bagagem (no caso de viagens mais longas) é nesse momento que você escolhe a opção de pagar pela bagagem extra de forma mais barata.
Caso vá viajar com uma criança menor de 12 anos cheque as tarifas específicas (todo mundo paga passagem!) e as autorizações necessárias para a viagem se o pai e a mãe (juntos) não estiverem embarcando no mesmo voo.
Arrumando as bagagens
Sua bagagem de mão deve ter as dimensões máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças. E o peso máximo de 10KG + uma pequena bolsa pessoal (pode ser sacola, mochila, bolsa, mas tem que ser pequena para caber embaixo do banco do avião. Embaixo do banco do avião é quase do mesmo tamanho que embaixo do banco do carro).
O que pode levar na bagagem de mão:
- líquidos com embalagem de até 100ml embalado no saco plástico (em caso de remédios maiores de 100ml é necessário uma receita médica);
- bebidas e perfumes comprados na viagem, desde que devidamente lacrados;
- mamadeiras e comidas de bebê industrializadas que serão utilizadas durante o voo.
O que não pode na bagagem de mão:
- qualquer frasco liquido maior de 100ml (água, shampoo, perfume, etc);
- tesoura, alicate, canivete e qualquer tipo de objeto cortante;
- líquidos inflamáveis, venenos ou materiais corrosivos ou radioativos.
No caso de ter comprado bagagem extra para ser despachada, revise as regras interna de sua companhia aérea.
Quer comprar as passagens mais baratas, os melhores horários e as melhores experiencias de companhia aéreas? Vem com a gente!
Preparação
Separe sua identidade e em caso de voos internacionais, seu passaporte, visto, seguro viagem, reserva do hotel e comprovante de vacinação caso necessário. Não tem bilhete mesmo, esse você pega lá no aeroporto.
Não se esqueça de levar um casaco, mesmo que seu destino seja um lugar quente. Dentro do avião é bem gelado.
Vista-se com roupas confortáveis: leggings, moletom, tênis e camiseta. Quanto menos acessórios melhor na hora de passar pelo raio-x (já vamos falar dele!)
Horário de chegada no aeroporto
Simule o seu horário de chegada dias antes de sua viagem e saia num tempo razoável para chegar ao aeroporto com 1h de antecedência de seu voo nacional, já considerando trânsito.
Em casos de voos internacionais a recomendação é chegar com 2 a 3 horas de antecedência.
Atenção: as companhias aéreas são muito rígidas em relação a isso.
No aeroporto
Ao chegar no aeroporto procure o balcão da companhia aérea do seu voo e vá até lá realizar seu check in. Check in nada mais é do que se apresentar para a companhia e pegar o seu cartão de embarque. Caso você tenha contratado bagagem extra para despachar é também nesse momento que você deixa sua mala. Nesse momento basta você mostrar a sua identidade ou passaporte (em caso de viagens internacionais) e ganhar seu cartão de embarque (nem sempre vai ser um cartão mesmo… pode ser só um pedaço de papel).
Depois disso vá até o portão de embarque (ainda com seus documentos em mãos) e passe pelo raio-x. Tire casaco aberto, relógio, cinto e qualquer outra coisa que tiver nos bolsos. Caso tenha notebook na mochila, também é necessário passá-lo separadamente.
Pegue tudo que você tirou no raio-x e confirme se não esqueceu nada. Depois cheque em seu cartão de embarque (que o funcionário da companhia aérea te deu na hora do check-in) qual o número do portão de embarque. Vá até ele e espere começar o embarque. Não precisa ficar na fila, os lugares são marcados!
Conexão x Escala
Caso o seu voo não seja direto ao seu destino, observe se há alguma anotação em seu cartão de embarque.
Normalmente em caso de escala você tem somente um cartão de embarque. O avião vai parar em alguma outra cidade, algumas pessoas vão desembarcar e outras vão embarcar. Se não for sua cidade de destino permaneça sentado.
Em caso de conexões você terá vários cartões de embarque (um para cada conexão) e você precisará descer do avião e embarcar em um outro. Em seu cartão de embarque escrito conexão terá o novo portão que você terá que esperar para embarcar novamente. As grandes telas do aeroporto também te auxiliarão nessa. Caso você esteja totalmente perdido e não saiba de jeito nenhum o que fazer, pergunte a um funcionário da empresa aérea que você está voando e ele te ajudará. Nesse caso, normalmente sua bagagem despachada vai direto para o seu aeroporto final, mas é sempre bom checar isso com o funcionário no momento do check in.
Turbulência
Vai ser igual quando você está viajando de carro ou ônibus e passa por um buraco. Vai balançar um pouquinho, mas nada de muito assustador. Nem todos os voos tem turbulência, isso depende de vários fatores, entre eles a pressão do ar, o clima e até a região em que a viagem está sendo feita. Não se preocupe, as aeronaves são projetadas para passar por esse tipo de situação. O avião não vai cair!
Não vai cair!
As estatísticas comprovam que é muito mais seguro viajar de avião do que de carro. De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Americano a chance de um acidente aéreo é de uma em 3.286, comparada com uma em 80 para acidente automobilístico.
Ouvido Tapado/Doendo
Algumas pessoas com rinite e/ou outros problemas respiratórios podem sofrer com a altitude. Sugiro consultar um médico de sua confiança antes de uma longa viagem. Mas uma dica é antialérgico de 2 a 3h antes do avião pousar + chiclete.
Esteira de Bagagem
Caso você tenha despachado sua mala, quando chegar ao seu aeroporto de destino espere na esteira indicada com o número de seu voo. Sua mala aparecerá lá. Uma dica é identificar a mala com uma fita colorida ou com uma tag com seu nome e telefone para ajudar na identificação nesse momento.
Dica final
Teve dúvida? Pergunte ao funcionário! Eles são super solicitos e estão à disposição para te ajudar sempre.
Fonte Imagem Destacada: https://unsplash.com/photos/tTfDMaRq-FE