Quando a gente começa a pensar em ir viajar, sempre surge a dúvida: agência de viagem? Pacotes de viagens? Faço tudo por conta? E se der errado? O que é melhor? O que é mais barato? E desculpe, mas a resposta é: depende! E pensar sobre isso é extremamente importante para que a sua viagem seja um sucesso e, principalmente, para que você aproveite o máximo possível dela.
Vou falar de um exemplo pessoal: minha família sempre viajou por conta e sem muitos planos. Gostamos da falta de programação, do motivo para a oportunidade, de conhecer algo que não estávamos esperando. Então, em um primeiro momento claro que fazer tudo por conta parece o mais sensato. Já com o Bruno, nós normalmente deixamos reservado o hotel e pesquisamos um pouco sobre os pontos que queremos conhecer e os restaurantes que queremos experimentar. Mas ainda assim deixamos a programação meio solta para podermos ser surpreendidos pelo inesperado e pelo local que a gente não tinha ideia que existia e que faz toda a diferença na experiência final. Hoje temos um resumo das vantagens e desvantagens de usar ou não uma agência de viagem e um passo a passo in-per-dí-vel para começar a planejar AGORA sua viagem.
Viajar é sempre bom, mas planejar pode ser um problema, certo? Não! Planejar uma viagem é importante para que tudo corra bem, para que você economize, para que você consiga se divertir ao máximo e ter uma experiência plena. Esse e-book vai te guiar por todas as fases de uma bom planejamento de viagem!
Agência de viagens:
Tanto com minha família quanto com o Bruno o lance é sempre explorar e ir além do comum, conhecendo as possibilidades de passeios que somente os locais conhecem. Mas uma dica muito importante que eu e o Bruno precisamos considerar para vocês é: cotem uma agência, principalmente em casa de viagens para o exterior ou para locais mais longes. Agências de turismo, muitas vezes têm a vantagem de conseguir preços bem competitivos. Bem como, dependendo da família ou do grupo de viajantes, ir com tudo pronto pode ser uma forma de segurança de organizar melhor o tempo e de não precisar se preocupar com o planejamento. Aqui no Rio você pode consultar uma agência de viagens clicando aqui. Essa é uma segurança para quem morre de medo de chegar em um lugar que não conhece e se arriscar a conhecer sozinho.
By myself:
Não desistir / Considerar outras opções:
Pode ser que a opção que seja a dos seus sonhos não esteja colaborando. Procure ter duas ou três opções. A promoção pode vir onde você menos espera. A dica do momento é dar uma abstraída da saída da cidade que você mora (principalmente se você morar no Rio). Porque as tarifas podem ser muito mais altas. Muitas vezes a diferença de uma passagem com saída no Rio e em São Paulo é quase R$ 1.000 reais. Um voo Rio/São Paulo, custa uns R$ 200 no máximo. Considere começar a sua viagem uns dias antes na estrada, se deslocando até onde você vai embarcar de avião. Às vezes o passeio de carro sai mais barato e pode ser bem relaxante.
Então, o resumo de tudo isso é:
- Você já sabe quando será a viagem. Se tiver condições, escolha fora do período de férias escolares e longe de feriados – não se esqueça de checar o período de férias escolares no país que você vai também;
- Esteja aberto a uma segunda e terceira opção. Os valores podem te surpreender e, nesse caso, a oportunidade faz a escolha;
- Faça pesquisas com a saída de outros aeroportos em cidades relativamente próximas a sua;
- E o principal: pesquise, pesquise muito! A sugestão é uma antecedência de uns 10 meses, 12 no máximo. Antes disso, guarde dinheiro e não tome nenhuma decisão. As coisas mudam muito em um ano e os valores também!
C: